Ciência de Dados e Internet: o poder da informação.
Atrelado aos avanços tecnológicos, tornou-se evidente o crescimento e o alcance que a Internet vem adquirindo nos últimos anos. Tal desenvolvimento, tem possibilitado que pessoas ao redor do mundo realizem incontáveis tarefas por meio de sua utilização. O acesso à informação, a agilidade nas compras, a fácil comunicação, estas e muitas outras vantagens tem tornado essa rede bastante atrativa aos seus usuários.
Por consequência de seu aproveitamento, a Internet gera um banco de dados imensamente recheado de informações, estas que se encontram disponíveis para muitos, possibilitando, assim, acesso a uma nova forma de conhecimento. Interessados na enorme população que se encontra atrás das telinhas, inúmeras empresas vêm desenvolvendo tecnologias para otimizar e adquirir valiosos benefícios através deste levantamento de dados. Em exemplo disso, é o Google Analytics, uma plataforma que coleta e realiza o estudo de dados de acesso a sites, blogs e e-commerces, gerando relatórios sobre tráfego, interação e comportamento dos usuários.
O ato de tomar decisões a partir de investigação e análise especificas de dados online é considerado uma das principais áreas em que atua a Ciência de Dados. De acordo com o Portal GSTI, a Ciência de Dados pode ser entendida, resumidamente, como uma área de atuação profissional em que se utiliza de um conjunto de métodos, práticas e sistemas científicos para extrair conhecimento ou insights de informações e dados estruturados ou não estruturados.
Portanto, tornou-se uma chave valiosa para o sucesso de muitas empresas, a possibilidade de saber e poder estudar o que o público alvo tem se interessado, pesquisado e realizado. Ter conhecimento de quem são as pessoas que possuem interesse em comprar produtos da linha que sua empresa trabalha e de quais são as maiores buscas realizadas na internet, juntamente com outras possibilidades que a análise de dados online possibilita, pode ser a diferença no rendimento total de um negócio. Em decorrência desse fato, buscando aumentar seus números, o mercado mundial vem direcionando investimentos gigantescos para o avanço dessa ciência.
Sendo assim, os resultados esperados já são bastante evidentes e podem ser observados facilmente pelos internautas ao navegarem na internet.
A realidade supracitada mostra-se presente quando as recomendações de produtos que aparecem na interface dos navegadores despertam no usuário a ideia de que a propaganda foi feita sob medida para seus interesses, de que as notícias foram selecionadas exatamente de acordo com seu posicionamento e até mesmo as músicas coincidem com o gosto musical deste indivíduo. Todas essas possíveis coincidências, não são coincidências, são a eficiência da prática do uso da Ciência de Dados.
Esses estudos vêm se desenvolvendo exponencialmente ao longo dos últimos anos, criando uma leva de oportunidade para muitos profissionais no mercado de trabalho, além de todos os benefícios que são retornados aos empresários que fazem uso dessa tecnologia. Ademais, até mesmo crimes são previstos serem evitados no futuro graças ao uso das informações geradas pela internet.
Em suma, conseguir acumular dados, fazer estudos e análises de informações tem se tornado uma ferramenta incrível e essencial para a sobrevivência na economia mundial. Além do mais, a geração de empregos que essa nova área vem trazendo pode, também, contribuir para minimizar problemas financeiros que alguns países vêm enfrentando. Por fim, o controle de dados e domínio de informações alcançado com a ascensão dessa ciência é um poder que pode ser utilizado a favor de muitos e, se bem implantado, pode gerar uma leva gigantesca de benefícios a sociedade.
Para ler mais, acesse em:
Portal GSTI: “O que é Ciência de Dados.” – disponível em: <https://www.portalgsti.com.br/ciencia-de-dados/sobre/>
Academia do Marketing: “O que é Google Analytics.” – disponível em: <https://www.academiadomarketing.com.br/o-que-e-google-analytics/ >
Computer World: “Ciência de Dados: tudo sobre o método que transforma dados em valor.” – disponível em: <https://computerworld.com.br/2018/07/02/ciencia-de-dados-tudo-sobre-o-metodo-que-transforma-dados-em-valor/>