top of page

Energia do Biogás: Uma energia para um futuro sustentável

Com o crescimento exponencial da população mundial nos últimos anos, a demanda por energia tem aumentado significativamente para atender às exigências dos consumidores. No entanto, após a primeira revolução industrial ocorrida no século XVIII na Inglaterra, o mundo passou por um processo de modernização, devido principalmente, à necessidade no desenvolvimento de tecnologias voltadas para a produção de novas formas energéticas sustentáveis. Isto deve-se especialmente ao fato que parte da energia produzida mundialmente vem dos combustíveis fósseis que contribui diretamente de forma acentuada para o efeito estufa e também impactos negativos na saúde humana e no progresso econômico.


Diante disso, devido as inovações tecnológicas recentes e extensas iniciativas de pesquisas, fontes de energia renováveis vêm ganhando cada vez mais força. Dentre estas formas energéticas sustentáveis, a energia fornecida através do Biogás é uma que vem se destacando devido à sua biodisponibilidade, sendo capaz de atender a alta demanda por energia e possuir índices baixíssimos de degradação ao solo.

Portal do Biogás

O biogás é um combustível renovável constituído principalmente por 60% de metano (CH4) e 40% de dióxido de carbono (CO2) e é obtido a partir da degradação biológica anaeróbica de resíduos orgânicos pela ação de bactérias [1]. Este processo pode ocorrer tanto de maneira natural em ecossistemas ou por sistema de Biodigestão em demanda industrial.


Para transformar o biogás em energia é necessário passar por um processo controlado de combustão equivalente da energia química do combustível em energia mecânica que ativa um gerador e assim produz energia elétrica. Existem três possibilidades de usar a biomassa como fonte de energia elétrica, que são: por meio da combustão direta, da decomposição da matéria orgânica e da gaseificação [2].


Além de ser uma ótima forma alternativa para a produção de energia elétrica, o biogás representa um potencial na destinação mais sustentável e inteligente dos resíduos gerados na agricultura, pecuária, aterros sanitários e esgoto. Além disso, usar o biogás impede que o metano produzido na decomposição do material orgânico seja liberado diretamente para atmosfera, uma vez que esse gás é um dos principais causadores do efeito estufa.


A criação e utilização desses sistemas requer profissionais especializados e o Engenheiro Agrícola e Ambiental é o profissional adequado para trabalhar com esses processos, além de propor outras soluções para o uso sustentável dos recursos naturais renováveis de forma inovadora, eficaz e eficiente.


Diante disso, para a implantação e expansão desse sistema no Brasil, é necessário conciliar todas as partes interessadas nesse processo (economia e meio ambiente). Para isso, é importante que não só o governo, mais também empresas de energia, indústrias de componentes e equipamentos criem programas que incentivam o uso do biogás para auxiliar no crescimento desse setor. Além disso, conscientizar a população sobre os benefícios desse setor, uma vez que essas ações podem valorizar a economia do país e ainda gerar milhares de empregos.


[1] REIS, Pedro. Energia do Biogás. Disponível em: https://www.portal-energia.com/energia-do-biogas/. Acesso em: 10 de julho de 2019.


[2] eCycle. Biogás: o que é e como ele é transformado em energia. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/2972-biogas. Acesso em: 10 de julho de 2019.

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page