top of page

Recuperação e conservação de nascentes: um bem necessário

A água é um recurso natural de alto valor econômico, social e estratégico, uma vez que todos os setores de atividade humana necessitam dela para realizar funções (CURSOS CPT, [s.d.]).


Uma das maiores preocupações atualmente é com a escassez de água de boa qualidade. Para amenizar isso deve-se preservar e recuperar nascente. “Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático, que vai da origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou cursos d’água (regatos, ribeirões e rios)” (PRADO et. al., 2017).


A diminuição das chuvas ou da capacidade de infiltração da água no solo pela superfície leva a nascente a secar. O sobrepastejo do gado, a compactação do solo, os processos erosivos em área declivosas, a substituição de áreas de matas por pastagem e agricultura além de práticas agrícolas inadequadas, são fatores que favorecem a degradação e seca das nascentes (PRADO et. al., 2017).


A falta de água trará consequências indesejáveis em todas as atividades realizadas pelo homem. Porém o setor que mais sentirá será o agropecuária, em que a água é requerida em qualquer tipo de empreendimento e é a atividade responsável pela produção de alimentos (CURSOS CPT, [s.d.]).

Segundo a Lei Federal 12.651/2012, novo Código Florestal, a área de nascente a ser preservada deve equivaler a uma borda de 50 metros no entorno, em casos de áreas que não houve intervenção. Já em áreas que tem o uso agropecuário é admitida a manutenção de atividades agrossilvipastoris, de turismo, sendo obrigatório a recomposição de 15 metros.


O processo de recuperação e conservação de uma mina d’água consiste na proteção da superfície do solo, criação de condições favoráveis a infiltração no solo e a redução da taxa de evapotranspiração.


A recuperação de nascentes requer ajuda especializada e o Engenheiro Agrícola e Ambiental é o profissional adequado para trabalhar com essa problemática e levar soluções de forma inovadora, eficaz e eficiente.

Referências

CURSOS CPT. Nascentes - importância, processo de recuperação e conservação da água. Disponível em: <https://bit.ly/2V3LXOF>.


LEI No 12.651, DE 25 DE MAIO DE 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12651.htm>.


MATHIAS, J. Recuperação de nascentes requer ajuda especializada. Disponível em: <https://glo.bo/2Iw1vEH>.


PRADO, R. B. .; BALIEIRO, F. DE C.; MORAES, L. F. D. DE. Preservação e recuperação de nascentes. Portal Embrapa, 2017.

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page