top of page

A Procrastinação

Talvez muitos de nós entregamos todas as tarefas em dia, mas será que não poderia ter entregue antes? Será que eu entreguei exatamente no último minuto porque eu procrastinei?


Pois bem, adiar as tarefas não é algo produtivo quando objetiva-se otimizar o tempo e aproveitar o máximo do seu dia e talvez esse seja um problema de muitas pessoas, em uma pesquisa rápida no Google, são apresentadas inúmeras maneiras de acabar com o hábito de procrastinar.


E é claro, que antes de seguir os passos para parar de procrastinar, vários sites sugere um autoconhecimento, pois assim, saberemos qual o motivo principal de sempre deixar as atividades para depois.


Suria Barbosa descreve em seu texto que procrastinar é algo mais comum na rotina do que parece, entretanto ela afirma que é extremamente prejudicial para quem quer ser eficiente. Ela cita uma pesquisa realizada pela Fundação Estudar, em parceria com a MindMiners, que 52% dos que responderam, afirmaram que a procrastinação é, de fato, o maior inimigo da sua produtividade.


E por que procrastinamos? Seiiti Arata cita quatro motivos pelos quais procrastinamos, eles são:

1º) Queremos gratificação instantânea

2º) Temos medo de algo

3º) É fácil – não existe nenhuma consequência negativa agora

4º) Exageramos na estimativa de quem seremos no futuro


Eric Jaffe descreve os motivos acima com base na ciência e afirma:

“[...] o melhor remédio pessoal para a procrastinação pode ser, na verdade, o auto-perdão. Alguns anos atrás, Pychyl se juntou a dois colegas da Carleton University e entrevistou 119 estudantes sobre procrastinação antes de seus exames de meio de aula. A equipe de pesquisa, liderada por Michael Wohl, relatou em uma edição de 2010 da Personality and Individual Differences que os alunos que se perdoaram após a procrastinação no primeiro exame foram menos propensos a atrasar o estudo para o segundo.”


Talvez essa seja a dica de ouro para parar de procrastinar, mas existe inúmeras outras dicas, sendo assim Suria Barbosa (2019) reúne algumas que poderão te ajudar a parar de procrastinar:

1º) Dê o primeiro (micro)passo para deixar de procrastinar

2º) Gerencie suas emoções, não apenas seu tempo

3º) Pratique a procrastinação “estruturada”

4º) Visualize o seu futuro “eu”

5º) Faça planos que incluam os imprevistos

6º) Evite se repreender


Para lhe ajudar a por em prática suas atividades, Sabrina Mendonça (2018) descreve 5 passos para parar de procrastinar, são atitudes fáceis e que você pode começar assim que terminar de ler este texto, elas são:

Passo 1 – Escreva algo que você quer muito realizar, mas vem “procrastinando”. Pronto!

Passo 2 – Agora, escreva as ações que poderia fazer para que isso acontecesse.

Passo 3 – Escreva porque é importante para você conseguir fazer isso (Aqui nasce o senso de urgência), entenda o que você ganhará com isso. Qual valor seu será atendido? Como se sentirá vendo essa ação realizada?

Passo 4 – Escolha algo da lista do passo 2 que não tome mais que 5 minutos; comece por ela (Agora!).

Passo 5 – Continue dia após dia pegando apenas uma ação de cada vez.


Ela pontua que são exercício simples e levam poucos minutos para ser realizado, então não precisa cogitar “procrastinar”, e assim quando menos perceber, já vai ter feito o que precisa ser feito. Se em algum momento você não conseguir executar alguma função, pode ser que estejam te faltando habilidades e competências para dar andamento ao projeto, então você procure de uma pessoa para lhe ajudar.


REFERÊNCIAS:

SABRINA MENDONÇA. 5 passos para parar de procrastinar. Disponível em: <https://www.sbcoaching.com.br/blog/comportamento/5-passos-para-parar-de-procrastinar/> . Acesso em 03 de junho de 2019.

SEIITI ARATA. O pequeno livro para remediar a procrastinação. O Disponível em: <https://www.produtividadeninja.com/o-pequeno-livro-para-remediar-a-procrastinacao/>. Acesso em 02 de junho de 2019.

SURIA BARBOSA. Dicas como parar de procrastinar. Disponível em: <https://www.napratica.org.br/dicas-como-parar-de-procrastinar/> Acesso em 03 de junho de 2019.

ERIC JAFFE. Porque esperar? A ciência por trás da procrastinação. Disponível em: <https://www.psychologicalscience.org/observer/why-wait-the-science-behind-procrastination> Acesso em 03 de junho de 2019.

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page