top of page

Eleições 2018: quais as propostas dos principais candidatos à Presidência para a Agricultura?

O ano de 2018 é, sem dúvidas, decisivo no cenário político brasileiro. As eleições estão próximas e as manchetes dos principais meios de imprensa focam nas pesquisas eleitorais, notícias envolvendo os candidatos e possíveis decisões que esses tomaram quando eleitos.

De fato, a eleição para o cargo mais alto do executivo chama muita atenção de todos. Talvez pela esperança de recuperação econômica ou até mesmo a real chance de mudança no partido que detém a hegemonia do cargo desde 2002, muito tem se discutido sobre os candidatos. As propostas apresentadas por eles são intensamente analisadas pelos especialistas, destacando-se aquelas que dizem respeito a segurança pública, saúde, educação, desemprego e também economia.

Quanto ao tópico economia, tem-se, segundo o IBGE (2015), que um dos principais pontos de sustentação do PIB brasileiro gira em torno da Agricultura e Pecuária. Logo, os candidatos tem muito o que se preocupar em relação às propostas em torno dessa área de atuação, visto que, além das informações já apresentadas, a Agropecuária é responsável por empregar diversos setores da sociedade.

Devido à importância na geração de empregos, na sustentação econômica do país e também no financiamento de diversas pesquisas de inovações tecnológicas, tem-se disponível abaixo as propostas dos seis candidatos à presidência mais bem ranqueados segundo última pesquisa Datafolha (19/09/2018) na área da agricultura, pecuária e meio-ambiente:

Jair Bolsonaro (PSL): O candidato que lidera as pesquisas tem em seu plano de governo a determinação de uma nova estrutura agropecuária, na qual se destacam o desenvolvimento da agricultura sustentável, segurança no campo e o estabelecimento de uma economia e política agrícola. Além disso, o candidato diz que o Estado facilitará que os agricultores sejam gestores do espaço rural.

Fernando Haddad (PT): O candidato do partido dos trabalhadores apresenta propostas voltadas para a preservação dos recursos naturais. Entre elas, se destacam o investimento em tecnologias verdes, o foco em transformar o Brasil em um protagonista na questão da transição ecológica (adotando maiores políticas ambientais) e o apoio a regulação do agronegócio a fim de evitar danos socioambientais, tendo como foco uma reforma agrária. Em seu plano governamental também é ressaltado a importância do investimento na agricultura familiar e a instituição de uma proposta que reduz a utilização de agrotóxicos.

Ciro Gomes (PDT): O presidenciável tem em seu plano de governo que os conflitos relacionados à agricultura e ao meio-ambiente representam uma dualidade: economia e ecologia. Em seu plano de governo o candidato promete melhorar a qualidade de vida das pessoas através de políticas de manejo que protegem a biodiversidade, estabelecendo uma relação que contemple a preservação do meio-ambiente, respeito ao Código Florestal e conservação de recursos hídricos. Outras propostas que merecem destaque são as de aumento da assistência técnica e de extensão rural, implementação de infraestrutura para o desenvolvimento de cadeias produtivas, o estímulo ao estabelecimento de energias renováveis (biocombustível, biomassa, hidráulica, solar e eólica) e o estabelecimento de um maior controle na agricultura, evitando conteúdo tóxico. Por fim, Ciro Gomes promete a concessão de crédito para a agricultura e incentivos ao agronegócio, com foco em grandes empreendimentos e na agricultura familiar.

Geraldo Alckmin (PSDB): O tucano tem como proposta a priorização do desenvolvimento de energias renováveis e da agricultura nas regiões Norte e Nordeste. Em seu plano de governo ele destaca uma mudança no chamado Plano Safra a fim de garantir a segurança jurídica no campo, consolidando programas de seguro agrícola e rural. O candidato promete ainda conciliar o desenvolvimento do país junto a preservação ambiental.

Marina Silva (Rede): A candidata Marina Silva tem seu plano de governo voltado para estabelecimento de políticas ambientais, visando uma maior fiscalização das fronteiras em favor da proteção quanto a biopirataria e também uma política voltada para a recuperação de nascentes. Em relação a agricultura, a candidata diz que irá estabelecer programas voltados a questão agrária e a agricultura familiar, prometendo também que a produção agrícola não provoque danos ambientais.

Alvaro Dias (Podemos): O candidato Alvaro Dias promete preservar e aproveitar integralmente os biomas brasileiros por meio da proteção dos mananciais. Ele tem em seu plano de governo a inovação tecnológica na agricultura, estabelecendo altos índices como meta aliada à preservação do meio-ambiente.

João Amoêdo (Novo): O candidato do Partido Novo promete focar em um agronegócio moderno, gerando desenvolvimento de maneira sustentável. Ele tem em seu plano a necessidade de combinar o desenvolvimento econômico através da preservação do meio ambiente, focando na obtenção de oportunidades de crescimento sem comprometer o meio-ambiente.

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page