top of page

O uso de agrotóxicos


(Imagem: Jornal O Globo)

Se você pesquisar sobre os agrotóxicos na web, irá encontrar várias opiniões a favor e contra a utilização do mesmo na agricultura. Então é importante que saibamos como funcionam esses produtos e sua importância para o setor agroindustrial.


Os agrotóxicos surgiram na Segunda Guerra Mundial, onde as principais potências mundiais da época tinham como propósito produzir arma química ao seu favor. Com o fim desses conflitos, esses produtos químicos passaram a ser utilizados como defensivo agrícola, ficando mais conhecidos como agrotóxicos [2].


Desde a “Revolução Verde” que ocorreu na década de 1950, a produção agrícola sofreu muitas mudanças e inovações. A área agrícola foi se modernizando por meio de pesquisas sobre sementes, desenvolvimento de máquinas e fertilização do solo, tudo na intenção de potencializar a produtividade dos alimentos. Junto com essa modernização dos processos agrícolas, surgiu a grande necessidade do uso amplo dos agrotóxicos, a fim de controlar a propagação das pragas de forma a não ter perdas dos alimentos produzidos, uma vez que tal produto possui a capacidade de alterar as composições de fauna e flora, de acordo com Lei n° 7.802/89 [1].


Segundo estudos, os agrotóxicos ocasionam riscos para a saúde humana que costuma ser nociva ou até fatal. Na maioria das vezes, dos problemas gerados são causados por intoxicação direta (por meio de contato direto, manuseio, aplicação, entre outros) ou indireta (pela ingestão de alimentos ou água contaminada).


Segundo levantamentos, o Brasil é o maior consumidor de produtos agrotóxicos do mundo, porém no ranking de aplicação desse produto por alimento produzido encontra-se em sexto lugar. Esse alto índice se aplica pelo fato da União Européia, Canadá e Estados Unidos proibiram o uso desde 1985 [2].


Por outro lado, sabemos que o Brasil é um país tropical, logo a incidência de pragas e doenças é muito maior que em outros países, assim explicando a estimulação da grande utilização desses produtos no país. A produção orgânica dos alimentos é uma questão a ser pensada, porém com o grande aumento da população e a necessidade do aumento da produção, fica inviável essa solução [1].


Diante disso, é notório a necessidade de desenvolver tecnologias que minimize a utilização em larga escala. Nesse contexto não seria possível manter a produtividade dos alimentos sem a utilização do agrotóxico, porém é possível diminuir a utilização desses produtos. Talvez uma alternativa que poderia ajudar a diminuir consumo, seria defensivos biológicos que são menos tóxicos e possuem cerca de 140 tipos no mercado.


REFERÊNCIAS:


[1] Entenda o que são os agrotóxicos e quais riscos representam. Guia do estudante. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog /atu alidades-vestibular/entenda-o-que-sao-os-agrotoxicos-e-quais-riscos-representam/>. Acesso em: 12 set. 2018.


[2] O que são agrotóxicos? eCycle. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br /3671-agrotoxicos>. Acesso em: 12 set. 2018.

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page