O poder do autoconhecimento
(Imagem: Blog Terapia de Bolso)
Você já esteve diante de alguma entrevista para algum processo seletivo, alguma oportunidade de bolsa na universidade ou até mesmo uma entrevista de emprego e teve dificuldades em responder a pergunta do entrevistador: “me fale um pouco sobre você”?
Talvez, simplesmente contar a sua história, o que já viveu, os desafios que já enfrentou ou suas maiores conquistas seja a parte mais complexa de um processo seletivo. Apesar de muitas experiências vividas, muitos não conseguem organizar as ideias na cabeça a fim de contar uma “história da sua vida”.
O autoconhecimento é um trabalho permanente de observação de si mesmo, da vida e das relações. É uma atitude perante a vida e, por que não dizer, uma arte (RESENDE, 2012).
O autoconhecimento é uma das habilidades mais poderosas de que o ser humano dispõe para o seu crescimento pessoal, logo, pode-se considerá-lo como peça fundamental na formação profissional do cidadão.
Para obter resultados e encontrar o almejado autoconhecimento, existe uma série de fatores que precisam estar presentes. Mas alcançar o autoconhecimento não significa ser outra pessoa, pois nenhuma transformação pessoal exige que você mude a sua essência. Se autoconhecer é muito mais compreender a sua essência e se orientar através dela para alcançar suas metas - sem deixar de ser a pessoa que você é (ABRACOACHING, 2017).
Pode-se buscar o autoconhecimento a partir da detecção dos defeitos e qualidades, sendo esses externos (corporais) e internos (emocionais). O equilíbrio entre os fatores internos e externos deve ser alcançado para que não haja espaço para manipulação e fragilidade. Também pode haver reflexão de vida, analisando o comportamento obtido até então e as atitudes tomadas para que se consiga detectar maus atos e comportamentos, a fim de que não mais ocorram (DANTAS, 2018).
Buscar constantemente o autoconhecimento, pode lhe auxiliar desde a organização e cumprimento de pequenas metas de vida até te preparar para uma entrevista daquele seu “emprego dos sonhos”. A conhecida técnica “STAR”, ajuda a contar sua história (e as suas conquistas) fazendo você pensar a partir das seguintes etapas: situação, tarefa, ações e resultados, daí a sigla “STAR”. Tal técnica também é utilizada por muitas empresas e organizações em suas etapas de recrutamento, pois querem entender como você pensa e desejam saber se você de fato já teve experiências que comprovam que consegue lidar com a função/cargo ofertado.
A partir do autoconhecimento constantemente praticado, a técnica consiste em analisar alguma história impactante da sua vida, que lhe trouxe ensinamentos, através do “STAR”:
1. Situação: descreva a situação em que você estava ou a tarefa que precisava cumprir. É preciso descrever um evento ou situação específico, não uma descrição generalizada do que fez no passado.
2. Tarefa: a parte de tarefa vem da questão anterior. Qual era seu papel nessa situação, exatamente? Qual era sua função? Como transformou a situação em uma oportunidade?
3. Ações: quais foram os passos para resolver o desafio? Como pensou em relação aos problemas? Como superou obstáculos e seguiu em frente para conseguir resultados? Há algo único em suas ações ou método que vale mencionar?
4. Resultados: finalmente, essa parte da técnica “STAR” é usada para resumir os resultados tangíveis de seu trabalho. As coisas ficaram melhores do que eram antes por conta de seu trabalho, por exemplo? Que lições você aprendeu?
Ponha as suas ideias e histórias no papel, rabisque, faça setas e diagramas... continue sempre nesta busca interior. Trata-se de um processo dinâmico e sem fim, pois estamos sempre em constante evolução e aprendizagem.
Segundo Madeira (2016), uma vez desenvolvido o autoconhecimento, abre-se uma porta para trilhar um novo caminho rumo a realização pessoal, alcançando resultados eficazes em tudo o que decidirmos fazer.
Parafraseando Sócrates, “conheça-te a ti mesmo”: descubra quem você é e viva seus sonhos!
REFERÊNCIAS
ABRACOACHING. O poder do autoconhecimento. 2017. Disponível em: <https://abracoaching.com.br/poder-do-autoconhecimento/>. Acesso em 07 de set. de 2018.
DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. Autoconhecimento. Brasil Escola, 2018. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/autoconhecimento.htm>. Acesso em 07 de set. de 2018.
RESENDE, Marcos. Autoconhecimento. Ed. Teosofica, 2012. Brasília-DF. ISBN: 978-85-7922-011-1.
MADEIRA, Leandro. O poder do autoconhecimento. Portal Administradores, 2016. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-poder-do-autoconhecimento/99389//>. Acesso em: 07 set. de 2018.