top of page

Do diesel ao biometano: uma alternativa sustentável

A adoção de tecnologias direcionadas ao campo tem se mostrado como base para a superação dos inúmeros desafios impostos à agricultura. Somente com a aplicação racional destes recursos tecnológicos será possível garantir a segurança alimentar em plena harmonia com a conservação ambiental. Diante deste panorama, empresas do ramo agrícola tem se dedicado, ano após ano, na busca por inovações que possam atender á crescente demanda e conferir sustentabilidade à cadeia produtiva. No Brasil, o lançamento dessas principais tendências e novidades tecnológicas pode ser conferido, todos os anos, na maior e mais completa feira agrícola do país – a Agrishow[1].


Na edição deste ano da Agrishow, dentre os avanços tecnológicos apresentados, a New Holland Agriculture expôs um trator conceito movido a biometano, colocando o Brasil na linha de utilização de veículos não poluentes no campo, eliminando a dependência de combustíveis fósseis e gerando economia aos produtores rurais. O país é o primeiro da América Latina a conhecer o modelo, que deve chegar ao mercado em três anos [2].


O biometano é um biocombustível originado do biogás, que é produzido a partir da decomposição da matéria orgânica. Como combustível sustentável, o biometano é particularmente adequado a fazendas, pois elas têm as matérias-primas e o espaço para abrigar um biodigestor para produzir o gás[3].


O trator apresentado pela New Holland, conhecido como T6 Methane Power, é uma evolução de protótipos anteriores, os primeiros do planeta movidos a biometano que, em 2013, começaram a ser testados em lavouras do Oeste do Paraná[2].


O motor conta com seis cilindros, desenvolve 180 HP de potência e possui um torque de 740 N.m, desempenho semelhante de um motor a diesel. A grande diferença é que nesta alternativa a emissão de gás carbonico na atmosfera é cerca de 80% menor em relação ao diesel, além de ser 50% mais silencioso – uma tecnologia economicamente viável, de baixa emissão e custo e necessária para o meio ambiente, de acordo com Annalisa Stupenengo, presidente da FPT Industrial –. [4]


De acordo com Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina, a presença desse trator no país é significativa, dada a importância do agronegócio nacional, que sustenta a economia em períodos de recessão, além de reforçar o compromisso com a produção sustentável[2].


Segue um curto vídeo acerca da nova tecnologia apresentada:


Referências:


[1]https://www.agrishow.com.br/pt/a-feira.html

[2]https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/agrishow/2018/noticia/trator-ecologico-movido-a-biometano-promete-reduzir-emissao-de-poluentes.ghtml

[3]https://sfagro.uol.com.br/new-holland-apresenta-novo-trator-movido-a-biometano/

[4]https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Feiras/noticia/2018/04/trator-movido-biometano-deve-chegar-ao-mercado-em-tres-anos.html

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page