top of page

O poder de dizer “Não”

Por que é tão difícil dizer “não” para as pessoas?


Parece bobeira falar sobre isso, porém você já reparou em quantos “sim” você diz todos os dias quando te pedem algo? Até mesmo quando está realizando alguma tarefa que vai te levar a um objetivo muito importante na sua vida e chega alguém e te pede algo e você diz: “sim, eu ajudo”. (CHICO, 2015).


Dizer “não” é uma tarefa muito difícil para muitas pessoas. Seja no ambiente profissional, universitário ou qualquer outro em que você convive, é comum ver pessoas sendo demandadas por outras o tempo todo e sempre existe a dificuldade daquelas em dizer “não” e acabam deixando de lado as suas atividades naquele momento. Isso se torna um círculo vicioso e é nesse ponto que deve ter cuidado. (CARVALHO, 2017).


Alguns motivos que fazem com que pessoas tenham receio de dizer “não” são: não querem ser chatas; querem ser bem-vistas ou sempre ajudar; e, medo de perder oportunidades, de ser mal-educadas, de danificar o relacionamento ou de rejeição. (CHICO, 2015).


Fazer tudo o que aparece na frente sem ficar cansado ou prejudicado é impossível. Nesse ponto a palavra “não” é importante, ela dá o limite do que queremos ou não fazer.


É de fundamental importância dizer que não existe um lado correto a seguir. Será que dizer “não” é melhor do que dizer “sim”? Será que dizer “não” é falta de educação? Será que dizer “sim” vai ser prejudicial para você? Essas são ilusões as quais nós mesmo criamos. (CHICO, 2015).


O que realmente interessa é quando e como dizer “não” e quando e como dizer “sim”. Dessa forma utilizar o “não” no momento que precisa ser dito passa a ser uma forma positiva para agradarmos a nós mesmo e equilibrar nossa vida.

Segundo Chico Montenegro, em um artigo intitulado “Como dizer “não” “- o guia absolutamente completo”, publicado em 2015, cita 10 formas simples de dizer “não” bem dito. Abaixo encontra-se algumas:

  1. “Neste momento não posso me comprometer com isso, estou com outras prioridades, obrigado!”

  2. “Desculpe, essa não é uma boa hora, estou no meio de uma tarefa importante. Podemos conversar daqui a X horas?”

  3. “Isso não esta em minhas prioridades, mas vou manter isso anotado e pensar sobre o assunto.”

  4. “Agora eu não posso. Mas vou pensar sobre o assunto e conversamos depois.”

Portanto dizer “não” nem sempre significa “negação”. A palavra “não” demonstra a impossibilidade de fazer ou aceitar algo. Algumas vezes esse “algo” que não é aceito é uma coisa prejudicial ou que não seria feito com potencial máximo. Assim dizer “não” é fundamental para você se sentir melhor consigo mesmo e ter uma vida mais produtiva e de sucesso, realizando coisas que realmente importam e acrescentam. (LUCK, 2016).


Referências

Luck. O Poder do Não: Aprenda como Dizer Não Muda sua Vida. 2016. Disponível em: <https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/o-poder-do-nao-aprenda-como-dizer-nao-muda-sua-vida/>. Acesso em: 02 de agosto de 2018.


Borges, Rodrigo. O Poder de Dizer Não. Disponível em: <http://folganadirecao.com.br/combustivel/o-poder-de-dizer-nao/>. Aceso em 02 de agosto de 2018.


Wendell, Carvalho. Por que aprender a dizer “não” é fundamental para o seu sucesso. 2017. Disponível em: <http://wendellcarvalho.com.br/aprender-a-dizer-nao/>. Acesso em 01 de agosto de 2018.


Montenegro, Chico. COMO DIZER “NÃO” – O GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO. 2015. Disponível em: < https://www.olheforadacaixa.com/como-dizer-nao/>. Acesso em 01 de agosto de 2018.


Posts Recentes

Arquivo

bottom of page