Energia Solar: Uma energia para o Futuro
Com o processo acelerado da globalização e o crescimento populacional, a demanda por energia tem aumentado significativamente nos últimos anos a fim de atender às exigências da população no mundo. No entanto, a geração de energia elétrica, liderada pelos combustíveis fósseis, tem impactos negativos afetando diretamente o meio ambiente, a saúde humana e progresso econômico. Diante disso, devido as inovações tecnológicas recentes e extensas iniciativas de pesquisas, fontes de energia renováveis vem ganhando cada vez mais força. Dentre essas fontes, a energia solar é uma das que mais se destaca devido à sua biodisponibilidade, sendo capaz de atender a alta demanda por energia e não afetar negativamente o meio ambiente.
O Brasil está pronto para maiores investimento em energia solar, uma vez que se encontra entre os 10 principais países de maior produção de energia solar. No entanto, apesar do Brasil apresentar um grande potencial para geração de energia elétrica a partir de fontes solares e de haver diversos incentivos por parte de órgãos nacionais, ainda estamos atrasados, uma vez que países como China, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Alemanha investiram cerca de 3 a 20 vezes mais que o Brasil em 2015 (Glanville & IRENA, 2016).
Para a Engenharia Agrícola e Ambiental, a implantação de painéis fotovoltaicos pode proporcionar o uso sustentável e a redução do uso da energia elétrica distribuída pelas concessionárias. Assim revertendo essa energia para auxiliar na irrigação, trocas gasosas de estufas, bombas, entre outros setores da agricultura.
Diante disso, para a implantação e expansão desse sistema no Brasil é necessário conciliar todas as partes interessadas nesse processo (economia e meio ambiente). Para isso, é importante que não só o governo, mais também empresas de energia, indústrias de componentes e equipamentos criem programas que incentivam o uso de energia solar para auxiliar no crescimento desse setor, além disso, conscientizar a população sobre os benefícios desse setor, uma vez que essas ações podem valorizar a economia do país e ainda gerar milhares de empregos.
Referências Bibliográficas
Glanville, P., & IRENA. (2016). Letting in the Light: How Solar Photovoltaic will
Revolutionise the Electricity System. Apollo.
Modi, A., Bühler, F., Andreasen, J. G., & Haglind, F. (2017). A review of solar energy based heat and power generation systems. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 67, 1047–1064. https://doi.org/10.1016/j.rser.2016.09.075