top of page

As incertezas de um formando...

Você se vê há poucos dias da sua formatura que até pouco tempo parecia tão longe. O contador do PVA diminui rapidamente uma data que se só se aproxima e que, além de muita felicidade, traz consigo uma série de incertezas sobre seu futuro a partir daquele momento. Qual será seu destino? Mestrado ou Mercado de trabalho? Qual empresas tentar processo seletivo? E além dessas dúvidas, outras mais assombrosas chegam passar pela cabeça, como a se realmente conseguiremos algo e se daremos conta do que nos será exigido.

Mas acalme-se. Você não é o primeiro nem o último a sofrer dessa insegurança. O novo e o desconhecido nos amedronta, mas vale lembrar que já passamos por mudanças intensas por outras vezes, como trocar de escola, a escolha de curso, se mudar para Viçosa ou escolher entre as várias possibilidades extracurriculares que a Universidade nos permite. Talvez inclusive você teve a oportunidade de fazer um intercâmbio e de repente se viu imerso em outra cultura e uma língua completamente diferente da sua. Em todas essas oportunidades a insegurança e um certo medo se apoderaram dos seus pensamentos mais racionais, mas aos poucos você superou e se adaptou, pois nisso se baseia a vida, novas situações que nos exigem fazer uma escolha e se adaptar a ela.

As oportunidades chegarão apesar de por muitas vezes nossa busca parecer uma grande batalha por insucessos e respostas que demoram a chegar nos matando de agonia. O tempo é algo relativo para cada um e sua necessidade de respostas rápidas podem não ir ao encontro do tempo que as empresas necessitam para fazer uma boa seleção de candidatos que se adaptam aos desejos e anseios dela. Nesse caminho não existe certo e errado, existem diferentes perfis, diferentes necessidades que cada uma das empresas e pós graduações possuem e na qual em alguma você se encaixará.

Outro medo bem comum é de não dar conta do que lhe será exigido, afinal você já fez algumas matérias a tanto tempo ou não sabe se a prática vai ser como a teoria. Essa é a hora de fazer uma reflexão sobre toda sua graduação, sobre as dificuldades encontradas, sobre as horas estudadas e principalmente: ESSE DIPLOMA NÃO FOI FÁCIL E VOCÊ CONQUISTOU, VOCÊ TEM SIM CAPACIDADE PARA ESSA NOVA FASE! É claro que haverão dificuldades, desafios e adaptações, mas não infinitamente piores daquelas que você enfrentou.

A vida é feita de escolhas e está em constante mudança, o que não precisa ser encarado como um monstro que vem junto com o canudo de formando, mas como uma dádiva de mais uma etapa conquistada, para tentativas, erros, acertos, afinal, o recomeço está logo ali caso você decida mudar, mas ainda mais importante, o sucesso pode estar muito mais perto do que você imagina.

Posts Recentes

Arquivo

bottom of page