SIMEAA tem sua primeira edição e conta com colaboração do PET.EAA
Ocorreu na última semana (03, 04 e 05 de novembro) o I Simpósio Acadêmico de Engenharia Agrícola e Ambiental, evento organizado pelo Centro Acadêmico José do Egito, apoiado pelo PET.EAA e pela Agrijúnior. O SIMEAA foi uma reformulação da já tradicional Semana acadêmica do curso, essa reformulação foi uma iniciativa dos alunos membros do CA que viram a necessidade de oferecer para os alunos um evento de maior porte, tendo como objetivo, apontar avanços e traçar metas a alcançar na área a ser discutida naquele ano.
Nessa edição, o tema que baseou toda a programação do evento foi “Tecnologias aliadas ao desenvolvimento Agrário”, tema esse muito pertinente no atual contexto do agronegócio brasileiro, que se vê cada vez mais tecnificado e necessitando de mão-de-obra especializada que dê suporte para toda essa inovação que chega ao campo.
Durante os três dias de evento, os inscritos puderam contar com as mais diversas palestras de pessoas renomadas na área, que deram seus pareceres ao presentes da importância da tecnologia no desenvolvimento do agronegócio mundial e de como está o setor nesse momento. O SIMEAA também contou com a participação da empresa CASE IH, que além de palestrar para os alunos, trouxeram um trator da linha Puma para exposição, que encantou não somente os inscritos no evento, mas várias outras pessoas admiradas com seu tamanho e beleza.
O evento contou também com os mais diversos minicursos referentes ao tema abordado, trazendo para os participantes um conhecimento mais prático daquilo que poderão trabalhar. Vale comentar do almoço servido na área de mecanização agrícola do Departamento de Engenharia Agrícola, momento de descontração que reuniu alunos de diferentes cursos presentes no evento, além de professores e palestrantes, possibilitando um momento agradável de troca de ideias e experiências.
Nesse ano o Simpósio trouxe uma novidade, a apresentação de trabalhos em banners, o que foi muito bem aceito pelos participantes, alcançando o número expressivo de mais de 50 trabalhos expostos. As petianas Thallita Ferreira e Mariana Baía apresentaram 2 trabalhos cada e ressaltam a importância desse tipo de iniciativa nos eventos do curso. Ambas são estagiárias do Grupo de Estudos e Soluções para Agricultura Irrigada (GESAI).
O evento contou com a participação de todos os petianos como inscritos, com destaque para o membro Gabriel Cunha que ajudou na organização e realização efetiva do evento. A equipe PET.EAA parabeniza a todos envolvidos na realização do I SIMEAA e se coloca à disposição para ajudar nos muitos mais que virão nos próximos anos.