Sétimo EADEA reúne egressos, professores e alunos
Na última segunda-feira, 07 de novembro de 2016, o PET.EAA promoveu mais uma edição do seu já tradicional evento EADEA, onde egressos voltam ao nosso departamento para contar um pouco sobre sua trajetória após se formar e sanar várias dúvidas dos alunos. Nesse ano, o tema do evento foi “ Engenheiro Agrícola e Ambiental no Mercado: Crise, agronegócio e perspectivas”.
O egresso convidado para esse EADEA foi o Marlon Fernandes, formado no ano de 2013. Marlon atualmente trabalha na empresa Multigrain, onde é Especialista Comercial, atuando nas áreas de trading e originação. Ele discutiu sobre o papel do engenheiro agrícola e ambiental no mercado e como o profissional vêm sendo visto, além de partilhar conosco um pouco da sua experiência de graduação e dicas para os alunos que ainda estão na graduação, tudo isso com muita motivação e amor pela profissão e convidando a todos a não desistir, pois o curso tem um potencial incrível que deve sim ser aproveitado e valorizado. Marlon também nos explicou resumidamente sobre o trabalho que realiza e como foi o caminho para chegar até lá.
O evento também contou com a participação de vários professores do Departamento de Engenharia Agrícola, dentre eles Domingos Sárvio, Rubens Alves, Roberto Precci, Francisco de Assis e Fernando Baeta, além do professor tutor do PET. EAA, Alisson Carraro Borges. O evento foi um momento de valorosa discussão entre alunos, professores e egressos onde dúvidas foram sanadas, colocações feitas e experiências compartilhadas.
A organização do evento teve ainda a grata surpresa de contar com participação de outros egressos, que contribuíram com seus relatos e passaram para os alunos presentes um pouco de suas experiências. Foi também servido um “coffee start” logo no início do EADEA, momento que possibilitou uma integração dos alunos do curso em um momento descontraído antes de ouvir a palestra.
Como esperado, já é tradição do evento um certificado de mérito acadêmico em ensino pesquisa e extensão. No ano de 2016, o aluno que ganhou o prêmio de ensino, com o maior coeficiente de rendimento acadêmico do primeiro semestre de 2016, foi o graduando Vitor Abreu. Já a premiação de mérito em pesquisa foi dado a petiana Neriamara Martins, pela sua apresentação do trabalho“Potencial de redução de sólidos em dejetos de codorna em co-digestão com água residuária de café”. Vale a ressalva de que o trabalho também foi desenvolvido pela petiana Thallita Ferreira e pela ex-petiana Karine Rabelo, sendo que as mesmas tiveram orientação da professora Cecília de Fátima Souza. O mérito em extensão foi entregue ao aluno Odeir Schott Filho pelo trabalho “Gestão de Resíduos Sólidos em comunidades de baixa renda”, sendo o mesmo conhecido como “Projeto Estiva” e desenvolvido por grande parte da equipe PET.EAA.
Vitor Abreu - Mérito Acadêmico
Neriamara Martins - Mérito em Pesquisa
Odeir Schott Filho - Mérito em Extensão
O PET. EAA agradece a todos os presentes e parabeniza aos ganhadores dos méritos acadêmicos. Deixamos aqui registrado nosso agradecimento em especial ao egresso Marlon Fernandes, tão solícito em partilhar conosco um pouco de sua experiência de maneira tão incrível.