PET.EAA marca presença no SIA 2016
Durante a última semana (17 a 22 de Outubro) ocorreu o Simpósio de Integração Acadêmica na UFV. O evento, que já é tradicional na universidade e está em sua sétima edição, nesse ano trouxe como tema “Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?” e contou com diversos trabalhos acadêmicos dos 3 campus e também com apresentações de estudantes da rede pública de ensino.
Vários petianos tiveram a oportunidade de se apresentar ou contribuir com o evento durante sua programação. O graduando Odeir Schott foi o responsável pela apresentação do que foi desenvolvido no Projeto Estiva, trabalho que visa a gestão de resíduo sólidos em comunidades de baixa renda.
A petiana Thallita Ferreira apresentou o trabalho “Eficiência de uso da água por diferentes variedades de rúcula em distintas lâminas de Irrigação”, a mesma estagia no Grupo de Estudos e Soluções para a Agricultura Irrigada.
Já o petiano Tiago Costa apresentou o trabalho intitulado “Avaliação da capacidade de tamponamento de um reator AnSBR no tratamento da água residuária proveniente da produção de biodiesel”, sob orientação do Professor Alisson Carraro Borges, também tutor do grupo PET.EAA.
Outro membro do grupo que também apresentou painel foi a graduanda Tatiane Souza em trabalho orientado pelo Professor Roberto Precci sob título “Aprendizado por problemas no ensino de engenharia”.
As petianas Neriamara Martins, Thallita Ferreira e a ex-petiana Karine Rabelo também se apresentaram oralmente durante o evento com o trabalho “Potencial de redução de sólidos em dejetos de codorna em co-digestão com água residuária de café”. As mesmas tiveram orientação da professora Cecília de Fátima Souza.
As petianas Tatiane Souza, Mariana Baía e Andry Caroline contribuíram com o evento de formas diferenciadas. Tatiane foi avaliadora dos trabalhos apresentados por alunos da rede pública de ensino, observou-se que essa é uma excelente oportunidade para se fazer um link mais próximo entre educação básica e ensino superior e que incentivam os alunos a já mais novos se interessarem por atividades de pesquisa e extensão. A graduanda Andry Caroline também auxiliou na apresentação dos trabalhos de escolas públicas como suporte técnico, já que haveria uma apresentação com a temática da Crise Hídrica, mas infelizmente teve que ser cancelada de última hora.
Mariana Baía foi monitora de um minicurso intitulado “Manejo da Agricultura Irrigada”, Mariana é mais uma das petianas que estagia no GESAI sob orientação da Professora Catariny Aleman.
O grupo PET.EAA parabeniza todos os membros que de alguma forma contribuíram com o evento.