Tô formando, e agora? Tento um Programa Trainee?
Muitos alunos ao formar se deparam com essa questão, e agora? O que eu faço? Tento Programa Trainee? Todo ano, são contratados entre três mil e quatro mil trainees no Brasil, segundo a Seja Trainee, empresa especializada na preparação para os processos seletivos de trainee.
O salário não é nada mal, com status de jovens talentos, os trainees podem receber salários de fazer inveja a muitos chefes de família. De acordo com dados informados pelos usuários da comunidade de carreiras Love Mondays a remuneração mensal pode chegar a 8 mil reais.
Mas para conseguir sua vaga nesse tipo de programa não é nada fácil, alguns processos seletivos duram cinco meses e a concorrência chega a mil candidatos por vaga. Na hora de escolher qual processo tentar,segundo a Seja Trainee,59% dos jovens levam em consideração a marca, a identificação com a cultura da companhia e a sua área de formação na hora de optar por programa de trainee.
Há várias vantagens nesse tipo de programa como:
Oportunidade de conhecer todas as áreas do negócio
Via de regra, antes de ser alocado na área escolhida, o jovem passa por diferentes funções.
Carreira acelerada
O caminho até a cadeira de gestor é mais curto para quem se destaca no programa de trainee.
Contato direto com a liderança da empresa
O acesso aos executivos e a atenção recebida são vantagens para quem participa.
Treinamento e desenvolvimento de carreira
Os treinamentos oferecidos aos trainees são outro ponto muito cobiçado pelos jovens. Muitos programas oferecem formações técnicas e também comportamentais para os participantes.
Porém há também pontos de atenção e possíveis obstáculos como:
Processo seletivo exige muito do jovem
Etapa online, participação em fóruns virtuais de discussão, uma batelada de entrevistas e apresentações para os executivos da empresa.
Mobilidade é quase sempre requisito
A disposição para mudar de cidade, estado e até de país é requisito inicial de grande parte dos programas de trainee.
Cobrança por resultados é maior
Se por um lado a empresa investe no trainee, por outro o desempenho dele também é acompanhado de perto. Ou seja, é preciso entregar resultados, e logo.
Podemos notar que o caminho até conseguir a vaga no Programa Trainee não é nada fácil, mas tudo que é bom precisa de um grande esforço para conseguir. O recém formado deve fazer uma auto- avaliação se é mesmo o que ele quer fazer e se ele têm o perfil para ser trainee e não sair tentando tudo que é processo,porque cada empresa quer um perfil diferente de pessoa e não adianta encarnar um papel, o jovem deve ser verdadeiro e saber quais são os fatores que o motivam a tentar a fazer parte de um Programa Trainee de determinada empresa e isso é um trabalho de autoconhecimento.