ILPF : oque é e qual sua importância na agricultura?
A produção agrícola tem sofrido sérios danos causados por mudanças climáticas nas últimas décadas. Fenômenos como altas temperaturas, geadas, chuvas excessivas ou a falta delas podem diminuir ou até mesmo acabar por completamente com safras agrícolas.
Para contornar este quadro, técnicas, que vão além da irrigação tradicional – que pode gerar um desperdício de água – vem sendo utilizadas para criar melhores condições para os cultivos agrícolas e para escolher plantas mais resistentes às mudanças climáticas. Uma delas é a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Esse sistema mistura a produção a curto prazo de uma cultura agrícola, o crescimento a longo prazo de uma espécie florestal e a pecuária. A diversificação das atividades também garante outras bases para o produtor caso ele perca sua safra.
Vantagens da ILPF:
Agronômicas
Melhoria das condições do solo.
Desenvolvimento do sistema radicular.
Menor uso de agrotóxicos devido à redução de pragas e doenças.
Aumento da produtividade das árvores, das lavouras e das pastagens.
Ecológicas/ Ambientais
Intensificação do uso de áreas já desmatadas, reduzindo a pressão por abertura de novas áreas.
Menor risco de contaminação de solo e de água devido redução no uso de agrotóxicos.
Redução da erosão devido à melhoria da cobertura do solo.
Redução do assoreamento dos cursos e dos reservatórios de água.
Melhoria da “produção” e da qualidade da água.
Econômica
Incremento anual na produção integrada de grãos, de forragens, de carne, de leite, de fibras, de agroenergia e de madeira com menores custos.
Envolvimento de todos os setores econômicos ligados ao agronegócio.
Diversificação e melhoria da renda do produtor rural.
Valoração da propriedade agrícola.
Foto: Redação Nordeste Rural
A Integração pode ser feita de diversas formas:
Agropastoril: Sistema de produção que pressupõe o componente agrícola e o componente pecuário na mesma área em um mesmo ano agrícola ou por múltiplos anos.
Silvipastoril: Sistema de produção que pressupõe a presença dos componentes florestal e pecuário em uma mesma área.
Silviagrícola: Sistema de produção que pressupõe a presença dos componentes florestal e lavoura de ciclo anual ou plurianual na mesma área.
Agrossilvipastoril: Sistema de produção que pressupõe o componente agrícola (em rotação, consórcio ou sucessão), com componente pecuário e o componente florestal na mesma área.
Dentre os objetivos da ILPF podemos destacar a recuperação ou reforma de pastagens degradadas, produção de pasto, forragem conservada e grãos para alimentação animal na estação seca, diminuição da dependência por insumos externos, produção de madeira de serraria ou postes, produção de agroenergia, redução dos custos das atividades florestal, agrícola e pecuária e aumento da estabilidade de renda do produtor.
Fonte: