top of page

Mão no diploma, e agora?

Noites mal dormidas, madrugadas a base de café, muitos sonhos acumulados e uma luta que às vezes parece não ter fim. A vida de quem escolhe trilhar o caminho da graduação é, por diversas vezes, árdua, mas repleta de expectativas sobre o futuro que está logo a frente.


Como universitários, nos esforçamos, dia após dia, para conquistar objetivos que construímos ao longo dessa jornada. É gratificante pensar que à medida que nós nos desenvolvemos profissionalmente, nossas personalidades vão se fortalecendo e muitas convicções vão surgindo, ao passo em que a mente vai se abrindo para o que está ao nosso redor. Grande parte do nosso amadurecimento acontece dentro das salas de aula e, é certo afirmar que a pessoa que receberá o tão sonhado diploma não é a mesma que um dia cruzou, por exemplo, as quatro pilastras da UFV pela primeira vez.


A questão, no entanto, é que as preocupações não deixarão de existir após a conclusão do curso, elas apenas serão diferentes das que tínhamos até aquele momento chegar. Mesmo antes de vestir a beca, nossas aflições, que antes se resumiam a conseguir ser aprovado em disciplinas como física II ou cálculo III, agora passam a ser, principalmente, sobre o que esperar da vida pós-universidade. Certamente, as palavras como “qualificações”, “currículo”, “entrevista”, “estágio”, “trainee” e “primeiro emprego” não saem da cabeça de quem está prestes a receber o CREA, CRQ, CRM e outros.



Sobre alguns dos inúmeros desafios que acabamos nos deparando ao colocar as mãos do diploma, Dilza Santos, psicóloga e especialista em terapias complementares, faz a seguinte reflexão:


“É fato que isso amedronta, mas não se pode desanimar, acreditar que tudo vai dar certo já é um grande passo, pensar positivo, não desistir jamais, fazer um bom network ajuda muito nesse processo. É importante ver as oportunidades com otimismo. Não se preocupe com a entrevista, relaxe você nunca vai saber ao pé da letra o que o seu entrevistador vai perguntar, você precisa se conhecer e ter em mente que você é capaz, percebo muitas vezes um grande potencial em alguns candidatos e na hora da entrevista ficam perdidos, dá o famoso “branco”. Isso acontece e muito! Afinal o nível de ansiedade está elevado e a mente, o corpo reage negativamente neste contexto.”[1]


Em síntese, preocupações sempre existirão e isso é um fato. O grande diferencial é como você lida com as questões que, por muitas vezes nos tiram o sono. Formar é um caminho natural para quem não desiste e assim também será com as conquistas que virão após o fim da graduação. Independente dos planos que tenhamos para a vida, seja um emprego, concurso, mestrado ou a vida empreendedora, a premissa sempre será válida: nós sempre colheremos o que plantamos, então se você se esforçar e acreditar em si mesmo, certamente o futuro será próspero.


Para dar uma motivação a mais, indico que você assista vídeos de formatura da sua instituição. Aqui, deixo como sugestão o vídeo da Formatura de Julho 2019 da UFV(o mais recente).


Certamente, para aqueles que ainda estão na caminhada rumo a formatura, assistir esse vídeo pode ser a motivação que falta para seguir adiante e persistir. Já para os que vivenciaram as alegrias desse dia, recordar pode servir como inspiração para arriscar e continuar conquistando outros sonhos além. O importante, no fim das contas, é viver um dia de cada vez.



Referências:




Posts Recentes

Arquivo

bottom of page